Política
Inelegível pelo STJ, Sérgio Reis anuncia deputado Fábio Reis em seu lugar na disputa pela prefeitura de Lagarto
Candidato a prefeito de Lagarto, no Centro-Sul de Sergipe, Sérgio Reis (MDB) anunciou, nesta sexta-feira (25), que retira seu nome da disputa e seu irmão, deputado federal Fábio Reis (MDB), entra na corrida eleitoral em seu lugar. O fato acontece após decisão do ministro Sérgio Kukina, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que o tornou inelegível nesta sexta.
“Mais uma vez, as forças ocultas que, infelizmente, imperam em Lagarto fizeram com que uma decisão lá de Brasília impedisse, nesse momento, de seguir em frente com meu nome para prefeito do nosso município”, disse Sérgio Reis.
Apesar de sua saída da disputa, Sérgio destacou que seu agrupamento político continuará mais unido do que nunca visando na vitória eleitoral da chapa Fábio Reis e Joao de Solinha (DEM). “Se antes, eles tinham apenas um Sérgio, agora eles tem um exercito para trabalhar pelo povo de Lagarto”, completou.
Sérgio tinha sido condenado à inelegibilidade em 2009, no entanto com sentença transitada em 2018, o então candidato dependia de efeito suspensivo para seguir na disputa. Entre as condenações que sofreu está a rejeição de suas contas quando secretário estadual pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
De acordo com a Constituição e a Lei Complementar nº 64/90, senadores, deputados federais, deputados estaduais ou distritais e vereadores podem se candidatar a outros cargos, sem necessidade de desincompatibilização. Ou seja, podem permanecer no exercício de seus mandatos e concorrerem a qualquer um dos cargos em disputa nas eleições deste ano.
Mas, em um possível cenário, caso o deputado Fábio seja eleito prefeito, em seu lugar assume o atual candidato a prefeito de Aracaju, Marcio Macêdo (PT), e o outro suplente é o advogado Alexandre Figueiredo, vice-presidente do MDB em Sergipe.
Leia os termos de uso