Saúde
Anvisa fica sem diretores para tomar decisão colegiada durante pandemia de covid-19
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está sem três dos cinco diretores que compõem a agência em plena pandemia do novo coronavírus (covid-19). As informações foram publicadas pelo jornal O Globo, nesta segunda-feira (5). De acordo com reportagem, com isso, a Anvisa não pode tomar decisões colegiadas, como a edição de normas relativas a medicamentos, já que o quórum mínimo é de pelo menos três diretores.
Ainda segundo a matéria, o mandato interino de 180 dias de três diretores provisórios acabou no domingo (4/) e novos nomes não foram indicados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) até o momento. Os três foram nomeados em abril, durante a gestão do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.
Sem os diretores, a reunião colegiada prevista para acontecer, nesta quarta-feira (7) pode não ocorrer, caso não seja indicado pelo menos um novo diretor substituto. Entre outros pontos previstos na pauta, estão questões relativas à covid-19, como o parecer sobre um projeto de lei do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT-SP), que institui o Plano Protege Brasil em Defesa da vida.
Leia os termos de uso