Saúde


Ministro da Saúde diz que antes de cargo no governo não sabia o que era o SUS


Publicado 07 de outubro de 2020 às 17:00     Por Roberta Cesar     Foto Marcelo Camargo / Agência Brasil

O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, disse que “nem sabia o que era o SUS”, antes de ocupar a chefia da pasta no governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A declaração foi dada durante a coletiva de imprensa de lançamento de campanha do Outubro Rosa. As informações foram publicadas pela CNN Brasil, nesta quarta-feira (7).

“Eu nem sabia o que era o SUS, porque eu passei a minha vida sendo tratado, também em instituição pública, mas do Exército. Vim conhecer o SUS, a partir desse momento da vida, e compreendi a magnitude dessa ferramenta que o Brasil nos brindou”, destacou o ministro em seu discurso.

Pazuello aproveitou a oportunidade para lembrar o posicionamento da pasta sobre o diagnóstico precoce do novo coronavírus (covid-19). “Não tem como falarmos aqui sobre a preocupação na realização dos exames de prevenção do câncer de mama, e não reforçar a importância do diagnóstico precoce da covid-19”.

Após assumir a pasta, o ministro mudou a orientação sobre o momento que as pessoas devem ir às unidades de saúde. Os dois ministros anteriores a Pazuello, os médicos Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, recomendavam que se esperasse os sintomas se agravarem para não lotar os hospitais e evitar o aumento do contágio do vírus.

Pazuello mudou a orientação para que as pessoas busquem atendimento após os primeiros sintomas de covid-19. Para o ministro, a orientação anterior pode ter contribuído para o aumento no número de infectados no Brasil.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso