Educação


Mais de 850 mil alunos deixam ensino superior durante pandemia da covid-19, diz pesquisa


Publicado 19 de outubro de 2020 às 18:00     Por Fernanda Souto     Foto Fábio Rodrigues/ Agência Brasil

Com a crise econômica provocada pela pandemia da covid-19, 858 mil alunos deixaram de cursar o ensino superior na rede particular neste ano. A redução representa uma queda de 13% nas matrículas de faculdades privadas do país. A informação foi divulgada pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), nesta segunda-feira (19).

De acordo com o levantamento, 608 mil alunos trancaram a matrícula no 1º semestre do ano. As instituições também perderam 250 mil ingressantes no 2° semestre em comparação com 2019, com uma redução de aproximadamente 40%, principalmente devido à queda nos cursos presenciais.

As aulas presenciais estão suspensas na maioria das instituições de ensino superior em todo o país há cerca de sete meses, apesar de que alguns dos governos estaduais já tenham autorizado o retorno.

Além disso, outro fator que influenciou muito nesta taxa foi o valor das mensalidades. O índice de inadimplência cresceu 29,9% no primeiro semestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado, com 11% dos estudantes.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso