Educação
Curso de medicina da UFS no campi de Lagarto é reconhecido pelo MEC
O curso de medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) do campus Lagarto, Região Centro-sul de Sergipe, foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com a instituição, a graduação foi criada em 25 de setembro de 2009 e teve as atividades iniciadas em 27 de fevereiro de 2012.
Segundo a diretora da Divisão de Regulação e Supervisão da Pró-Reitoria de Graduação da UFS (Dires-Prograd), Marluce Lopes, para reconhecer o curso de uma Instituição de Ensino Superior (IES) o MEC realiza a avaliação das seguintes dimensões: organização didático-pedagógica, quando são aferidos indicadores relativos ao projeto pedagógico, gestão e políticas institucionais do curso; corpo docente e tutorial, dimensão na qual são analisados elementos como a formação, experiência, titulação e produção dos docentes.
A terceira dimensão avaliada diz respeito à infraestrutura oferecida e, neste item, são averiguadas as salas de aula e da coordenação, os laboratórios, bibliotecas e bibliografia disponibilizada, além de biotérios e unidades hospitalares, no caso dos cursos da área da Saúde.
“A implantação do Campus Prof. Antônio Garcia Filho, no município de Lagarto, possibilitou que toda a região centro-sul sergipana fosse beneficiada com a presença de uma instituição vocacionada para diferentes especialidades na área da Saúde, tendo como ênfase a integração com o SUS [Sistema Único de Saúde]”, ressaltou Marluce Lopes.
Ainda de acordo com Marluce, a criação do curso de Medicina, especificamente, promoveu a ampliação do número de médicos formados em Sergipe proporcionando crescente inovação tecnológica e melhoria do atendimento médico na região. Ela destacou que o curso reconhecido pelo MEC chancela a formação de profissionais com excelente qualidade técnica para atuar na saúde em qualquer Estado da Federação.
Leia os termos de uso