Política
PGR reabre investigações contra Rodrigo Maia sobre ligações com empreiteira OAS
A Procuradoria-Geral da República (PGR) reabriu e unificou duas investigações sobre supostos pagamentos da empreiteira OAS ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O ministro Edson Fachin autorizou a solicitação e enviou os autos à Polícia Federal (PF) na última quinta-feira (28). A informação é do jornal O Globo.
O caso está tramitando sob sigilo. Os dois inquéritos no STF foram unidos em um só. O primeiro apura suspeitas de repasses da OAS a Maia, baseando-se em troca de mensagens do deputado com o ex-presidente da empreiteira, Léo Pinheiro. A PF apontou que existiam indícios de crimes de corrupção passiva, onde segundo a PGR, Rodrigo Maia teria beneficiado a OAS em uma Medida Provisória.
Já o segundo inquérito trata de supostos repasses de caixa dois da empreiteira ao parlamentar. A PF enviou um ofício a Edson Fachin no começo deste ano, dizendo ter novos indícios com casos em planilhas da OAS, e o caso outrora arquivado foi reaberto.
O Procurador-Geral da República, Augusto Aras, decidiu pela reabertura das investigações. Ele também pediu que o caso retornasse à Polícia Federal com a união dos dois casos, o que foi aprovado por Fachin.
Leia mais:
Líder do PL diz que Rodrigo Maia atrapalha ritmo da Câmara por conta da disputa eleitoral
Leia os termos de uso