Brasil
Após apagão, Amapá segue há três dias sem energia elétrica
Moradores do Amapá estão há três dias sem energia elétrica por causa de um incêndio ocorrido em uma subestação da capital Macapá, na terça-feira (3). Por meio das redes sociais, algumas pessoas conseguiram relatar as dificuldades que a população tem enfrentado.
Segundo o jornal Estadão, em um texto no Facebook, Heluana Quintas fala da situação de calamidade no Estado onde 14 dos 16 municípios estão sem energia elétrica.
“Não tem água encanada. Não tem internet e raras vezes funciona Claro e Vivo. Os postos de gasolina não podem operar sem energia, então não temos gasolina também. Não dá para sacar dinheiro nos caixas eletrônicos, nem comprar comida com cartão. Estamos num pico de contaminação e lotação nos hospitais devido à pandemia. Eles estão funcionando por gerador. Não sabemos por quanto tempo. As cirurgias foram interrompidas. Torçam, rezem, orem, mandem ‘positive vibration’ aos enfermos”, disse na postagem.
Entre as publicações, estão vídeos em que pessoas aparecem em filas para conseguir colocar combustível nos veículos, ou para comprar água. Em outro desabafo, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Amapá, Auriney Brito, afirmou que Macapá está entrando em convulsão por falta de água potável, combustível e outros itens básicos.
“Não é hora de politizar ou buscar culpados, precisamos da solidariedade e orações de todos. No meio desse caos, ainda há pandemia por aqui”, disse.
O prefeito do município, Clécio Luís (sem partido), chegou a decretar estado de calamidade pública por 30 dias. Na quinta-feira (5), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que pretende reestabelecer energia “em até 10 dias” em todo estado.
Leia os termos de uso