Educação
Angelo Roberto conclui segundo mandato como reitor da UFS após 16 anos de gestão
O professor Angelo Roberto Antoniolli concluiu o segundo mandato como reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), nesta quarta-feira (18). Até o momento, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não definiu quem irá substituí-lo. Ele assumiu a primeira gestão no dia 23 de novembro de 2012 e foi reempossado no cargo no final de 2016. Ao todo foram oito anos no comando, e 16 se levar em conta quando foi vice-reitor.
“Só tenho gratidão a todos que estiveram conosco lado a lado nessa jornada e aos que nos ajudaram. Nenhuma sociedade pode ser plenamente livre quando o acesso ao conhecimento não é igual para todos e o desafio de superar as desigualdades históricas pela Educação requer compromisso institucional e responsabilidade dos gestores públicos. Acho que trilhamos por esse caminho. Se não conseguimos tudo, pelo menos fizemos muito do que nos foi permitido”, disse.
Agora, o reitor aguarda uma definição do Ministério da Educação sobre quem irá sucedê-lo na reitoria. Em julho deste ano, a UFS realizou um processo eleitoral e definiu a lista tríplice, que é encabeçada justamente pelo atual vice-reitor, Valter Joviniano, e pelo professor Rosalvo Ferreira dos Santos. Ambos receberam 37 votos.
Para o cargo de reitor, André Maurício Conceição de Souza teve 30 votos; Vera Núbia Santos, 9 votos; Denise Leal Albano, 5 votos; e Valter Cesar Pinheiro, um voto. Para o cargo de vice-reitor, Rozana Rivas de Araújo somou 28 votos; Silvana Aparecida Bretas, 9 votos; José Aderval Aragão, 5 votos; Valter Joviniano, 2 votos; e Vera Núbia um voto.
Leia os termos de uso