Educação
Sergipe define retorno das aulas presenciais da rede estadual para março de 2021
As aulas presencias na rede estadual vão ser retomadas no dia 22 de março de 2021, em Sergipe. A decisão foi anunciada pelo governador Belivaldo Chagas (PSB) durante reunião com o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), nesta quinta-feira (3). As matrículas poderão ser feitas entre os dias 1º e 15 de março.
Já as aulas da rede particular e de ensino superior estão autorizadas a voltar a partir de 18 de janeiro. Cada instituição deve definir as condições para o retorno. Segundo Belivaldo, as demais redes e séries voltarão a ter aulas presenciais de acordo com as decisões dos prefeitos de cada município.
“Quanto às aulas particulares e dos municípios, cada município vai se sentar com sua comunidade escolar e vai decidir seus calendários. Haverá um protocolo, estabelecido pela SES, através do qual eles devem estabelecer seus protocolos conforme suas adaptações. Com relação ao retorno as aulas estaduais, nós já estamos divulgando um calendário em que estabelece que o retorno se dará para toda a rede a partir do dia 22 de março, já que tivemos aulas online, tivemos aulas presencias, e temos que cumprir as 800 aulas/ano”, explicou Belivaldo.
O governador ainda afirmou que, mesmo após o aumento de novos casos da covid-19 no estado, não irá ordenar o fechamento de setores econômicos. Até esta quarta-feira (2), Sergipe já tinha 90.920 casos do coronavírus e 2.316 mortes registradas.
“Decidimos que nada abriremos e que, portanto, também, nada fecharemos. Fizemos uma avaliação da situação e constatamos o seguinte: os números de pessoas contaminadas estão crescendo, é fato, porque aumentamos as testagens. Em relação à quantidade de pessoas que estão internadas, também há um aumento. Há cerca de quatro semanas, num determinado dia, a gente tinha 144 pessoas internadas na rede hospitalar. Ontem, nós chegamos a 226. É preocupante, mas em relação a óbitos nós tivemos os seguintes números: no mês de outubro, um total de 120 óbitos; no mês de novembro, 102 óbitos; e no mês de dezembro, quatro mortes a cada dia. Então o que mais nos preocupa é essa questão de pessoas internadas e de óbitos”, disse.
Como solução para a alta da contaminação, o estado vai aumentar a fiscalização em diversos estabelecimentos comerciais, para verificar o cumprimento dos protocolos de segurança sanitária.
“O que estamos fazendo é aumentar a fiscalização sem precisar punir, mas estar presente nos mais diversos estabelecimentos comerciais para que a gente olhe de perto, se as pessoas estão cumprindo os protocolos. Aumentar também a campanha que estamos fazendo o tempo todo para que cada um faça parte: lavar as mãos, usar a máscara, e manter o distanciamento. Nós vamos continuar com as companhas educativas em rádios, jornal, televisão. A gente vai continuar apelando para que a sociedade colabore. O objetivo de aumentar a fiscalização é de orientar, pedir, de implorar, e não de sair multando de forma aleatória”, complementou o governador.
Leia os termos de uso