Mundo
CoronaVac será submetida à aprovação da OMS para uso global, diz colunista
A farmacêutica chinesa Sinovac deve submeter na próxima semana o dossiê completo para aprovação do uso global da CoronaVac, vacina contra a covid-19, à Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o colunista Jamil Chade, do UOL, a ideia era que tal vacina inicialmente fosse chancelada em março, mas o pedido foi feito de forma adiantada.
Até agora, apenas uma vacina foi aprovada de forma emergencial pela OMS: a da Pfizer/BioNTech. A expectativa, segundo o colunista, é que 13 imunizantes sejam aprovados nos próximos meses para uso pelo mundo. Em fevereiro, por exemplo, a vacina da AstraZeneca com a Universidade de Oxford deve ser aprovada.
Segundo negociadores internos, tal decisão sobre a CoronaVac pode colocar pressão em outras agências pelo mundo, incluindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Isso porque o órgão brasileiro já recebeu o dossiê do imunizante da Sinovac. Caso tal chancela seja dada pela OMS, seria o reconhecimento de uma vacina para abastecimento mundial.
O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, chegou a criticar publicamente as farmacêuticas que estão demorando a submeter documentações para aprovação das vacinas. Segundo ele, isso estaria afetando a possibilidade de rápida vacinação nos países mais pobres, considerando que os mais ricos foram os que largaram na frente sobre a imunização.
Leia mais:
OMS: Vacinas devem ser distribuídas de forma igualitária entre países
Leia os termos de uso