Cultura
Festa Casamento do Matuto, em Lagarto, é declarada Patrimônio Imaterial de Sergipe
A Festa Casamento do Matuto, no povoado Colônia Treze em Lagarto, no Centro-Sul sergipano, agora é oficialmente um Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe. O evento, que é bastante tradicional na região, foi elevado a tal categoria de forma definitiva nesta terça-feira (12), com a publicação no Diário Oficial da aprovação da Lei nº 8.817.
Em dezembro de 2020, o projeto da deputada Goretti Reis (PSD) foi votado e aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). “A Festa do Casamento do Matuto está em sua 24ª edição, que se apresenta como uma vitrine para o entretenimento cultural e expressa a tradição de um povo, além de movimentar a economia local, circulando recursos que contribuem para o desenvolvimento da região”, afirmou.
Com isso, a Festa Casamento do Matuto também entra no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe. Ela foi criada em 1995 e é sediada no povoado Colônia Treze, que possui cerca de 14 mil habitantes em Lagarto. Ela acontece em meio às comemorações juninas no estado.
A edição de 2021 da festa acabou cancelada, por conta da pandemia da covid-19.
Leia os termos de uso