Saúde


Visitas domiciliares para acamados podem ser agendadas pelo Portal e aplicativo da Saúde em Aracaju


Publicado 14 de janeiro de 2021 às 19:41     Por Roberta Cesar     Foto Marcelle Cristinne / prefeitura de Aracaju

Os aracajuanos que desejam marcar consultas e visitas domiciliares para pacientes acamados e puérperas realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) podem agendar os serviços através do Portal da Saúde e pelo aplicativo ‘Mais Saúde Cidadão’. Para ter acesso às plataformas, inicialmente, o usuário deverá realizar cadastro para receber login e senha.

O coordenador do Núcleo de Informática da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Adson Gomes, explicou como os usuários devem prosseguir para realizar os agendamentos. “Considerando que o usuário já tenha seu cadastro validado e já dispunha de acesso ao Portal, para agendar uma visita domiciliar, ele vai acessar a categoria ‘agendamento de consulta’ e ao clicar, terá disponível três tipos de agendamento para esse serviço, que são: consulta agendada, consulta à gestante e visita domiciliar. Selecionando a opção, o usuário poderá escolher o profissional o qual deseja que realize a visita domiciliar. Essa opção está disponível com o mesmo passo a passo para o agendamento pelo aplicativo”.

Com relação à oferta de agenda para as visitas domiciliares, o assessor técnico da Rede de Atenção Primária (Reap), Jobert Gois, explica que ela é composta pelos profissionais da Estratégia de Saúde da Família, que conta com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e profissionais da equipe de Saúde Bucal.

“O serviço de visita domiciliar é destinado ao usuário acamado, puérperas e os recém-nascidos. A visita domiciliar pode ser agendada para o mesmo usuário, uma vez por mês ou a cada dois meses, a depender da necessidade. Dentro desse serviço domiciliar, também existem as visitas para insumo dos acamados, em que o assistente social e a equipe de enfermagem fazem a cada dois meses ou quando há necessidade”, orienta Jobert.

Além da opção de agendamento pelo Portal da Saúde e aplicativo “Mais Saúde Cidadão”, o usuário tem a opção de agendar diretamente com a Unidade Básica de Saúde a qual está vinculado, presencialmente ou por telefone. “Mas como o objetivo dessas plataformas é justamente ofertar maior praticidade para esses usuários com dificuldade de locomoção ou ainda assegurar a menor exposição possível por conta do coronavírus, vale salientar que os usuários façam o cadastro para realizar o agendamento de forma virtual”, destacou o assessor técnico da Reap.

Ainda conforme explica Jobert Gois, entre as situações onde há necessidade de visita domiciliar, há também o serviço de curativos dos acamados. Como se trata de uma demanda diária é feita uma visita inicial pelo profissional de saúde, na qual um familiar ou cuidador desse acamado é treinado para a prática diária da troca do curativo.

“A Unidade Básica de Saúde a qual o usuário acamado está vinculado disponibiliza os insumos necessários. Quando há necessidade ou uma evolução da lesão, o enfermeiro passa a realizar visitas com maior regularidade, que podem ser semanalmente ou quinzenalmente”, ressaltou o técnico.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso