Política
Alese aprova veto sobre presença de psicólogos e assistentes sociais em escolas estaduais
A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) manteve, nesta quarta-feira (19), por 12 votos favoráveis e oito contrários, o veto governamental nº 5/2019 ao projeto de autoria do deputado Zezinho Guimarães (MDB), que dispõe sobre a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas de ensino fundamental, da rede estadual.
A votação foi secreta. Antes da votação, Iran Barbosa (PT), Georgeo Passos (Cidadania) e o líder da oposição, Dr. Samuel Carvalho (Cidadania), anunciaram que votariam favorável ao texto.
O deputado Francisco Gualberto (PT) alertou para situação das finanças do Estado. “O governo não tem condições financeiras de arcar com a contratação de psicólogos e assistentes sociais, no momento atual”, afirma.
Para Zezinho, as alegações apresentadas por parlamentares de que o projeto gera despesas ao governo não se sustenta. “Nos deparamos com um veto que acredito, extremamente infeliz porque o argumento usado a meu ver, não se sustenta no texto do nosso projeto, que foi aprovado nesta Casa por unanimidade, porque todos nós sabemos da necessidade desses profissionais. O argumento de que eu estou induzindo a contratação de profissionais para cada escola não é verdade. Não tiveram o cuidado de ler o projeto”, lamenta.
O presidente Luciano Bispo (MDB) se disponibilizou a conversar com o governador para buscar alternativas visando beneficiar os estudantes que precisam dos serviços desses profissionais.
Leia mais
Comissão Especial na Alese mantém veto ao projeto sobre psicólogos nas escolas
Leia os termos de uso