Saúde
Com 60% de doações a menos que ideal, Banco de Leite Marly Sarney faz apelo por doadoras
O Banco de Leite Humano Marly Sarney, em Aracaju, está fazendo um apelo por novas doadoras. Isso porque o estoque do local anda muito baixo: segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), dos 10 litros mínimos para amamentação dos bebês necessários por dia, apenas quatro são doados.
O leite é encaminhado à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, onde atende em especial os bebês que nascem de forma prematura. Por isso, o Banco tem feito uma campanha para que mulheres que amamentam seus bebês e que tenham excesso de leite doem à instituição.
A coleta do leite pode ser feita no Banco Marly Sarney ou na casa da voluntária que desejar. O contato pode ser feito presencialmente, na Rua Mato Grosso, s/n, bairro José Conrado de Araújo; ou por telefone, no (79) 3226-6301.
Quem ainda não for cadastrado deve entrar em contato com o Disque Amamentação, pelos números: (79) 3226-6301 ou (79) 98821-1996. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
“Pedimos um hemograma para ver como essa mãe está clinicamente. Essa é a primeira etapa, para a classificarmos como doadora. Toda mãe sadia com excesso de leite, que tenha interesse em se tornar doadora, seja bem nutrida e tenha o cartão de pré-natal comprovado, pode se apresentar’’, destaca Magda Dória, gerente do Banco de Leite.
A rede de bancos de leite em Sergipe agrega, além do Banco de Leite Humano Marly, os Bancos Irmã Rafaela Pepel e Zoéd Bittencourt; além do Posto de Coleta Santa Isabel.
Leia os termos de uso