Saúde
PF abre inquérito para investigar se houve omissão de Pazuello no colapso da saúde em Manaus
A Polícia Federal abriu um inquérito para apurar a responsabilidade do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na crise sanitária por causa da covid-19, no Amazonas, nesta sexta-feira (29). De acordo com o jornal Estadão, a investigação foi determinada pelo relator do caso, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo a publicação, na segunda (25), o ministro apontou que o objetivo é investigar se houve omissão no enfrentamento do colapso provocado pela falta de oxigênio hospitalar para atender pacientes internados com covid-19 na capital amazonense, Manaus. Por causa da falta do insumo, pacientes morreram por asfixia e outras precisaram ser transferidas para outros estados.
Ainda de acordo com a determinação, o relator também determinou que Pazuello preste depoimento à PF em cinco dias, após ser intimado, e que a investigação seja concluída dentro de um prazo de dois meses. O inquérito deve tramitar no Serviço de Inquéritos Especiais (Sinq) por causa do direito ao foro pela prerrogativa da função de ministro de Estado.
Leia os termos de uso