Brasil


Vacina brasileira contra a covid-19 pode ser testada em humanos neste ano, dizem cientistas


Publicado 31 de janeiro de 2021 às 11:00     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Farmacore

Com o país sem doses suficientes de vacinas estrangeiras para proteger a população contra a covid-19, cientistas brasileiros esperam que, finalmente, o governo invista no desenvolvimento de imunizantes 100% nacionais. Entre 15 projetos de vacinas, pelo menos quatro já devem iniciar os testes em humanos neste ano. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo, neste domingo (31).

Os projetos do Instituto do Coração, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo (USP)s, da startup paulista Farmacore e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) buscam iniciar as testagens com investimentos do governo federal.

Todos os quatro projetos dividiram um bolo de verbas modesto de R$ 9 milhões, em 2020, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A pasta, junto ao Ministério da Saúde, apostou em medicamentos sem eficiência comprovada contra o coronavírus.

De acordo com o jornal, ainda não há valor concreto anunciado nem se sabe de onde sairá a verba a ser investida. O ministro Marcos Pontes já havia previsto que o país teria uma vacina 100% brasileira até o final de 2021.

Na quinta-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse: “Covid, pessoal, vai ficar a vida toda. (…) Vamos ter que aprender a conviver com isso aí. E nada melhor do que termos a nossa própria vacina para tal”. Na sexta (29), ele defendeu a vacina brasileira, “não pode ficar comprando se pode produzir aqui” e disse que Pontes “está quase acertando aí 300 milhões” para a produção de imunizantes nacionais.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso