Saúde


Conselho Regional de Medicina em Sergipe pede extensão da vacinação para profissionais de mais áreas da saúde


Publicado 05 de fevereiro de 2021 às 12:22     Por Eduardo Costa     Foto Reprodução/Google Street View

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe (CREMESE) pediu o aumento da quantidade de profissionais de saúde prioritários para vacinação contra a covid-19. Os ofícios foram enviados nesta quinta-feira (4), destinados às secretárias de Saúde de Aracaju e de Sergipe; Waneska Barboza e Mércia Feitosa, respectivamente.

Na justificativa, o Conselho destaca que “os serviços de assistência à saúde em caráter ambulatorial continuam a atuar, de forma plena, atendendo a demanda que lhe é apresentada”. Dito isso, na visão da entidade, tais profissionais também devem ser postos como prioridade na imunização.

“Dentro dessa perspectiva, mostra-se imperioso que os profissionais que atuam nessa área também sejam incluídos nos grupos com primazia na imunização, devido aos riscos de exposição ao patógeno durante o atendimento médico ambulatorial, o que poderia comprometer o bom e regular funcionamento do sistema de saúde”, acrescenta o CREMES.

O Conselho Regional de Medicina de Sergipe comunicou que pretende oferecer o espaço da própria estrutura física, localizado na rua Boquim, Centro de Aracaju, para a montagem de um posto avançado de vacinação para os interessados. Além disso, a entidade se ofereceu para disponibilizar a listagem de possíveis profissionais aptos para controle da vacinação contra a covid-19.

Segundo os cálculos iniciais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mais de 20 mil pessoas do grupo prioritário da primeira fase do plano de imunização já foram vacinadas contra a covid-19. Ao todo, inicialmente serão imunizadas 23.272 pessoas do grupo prioritário.

Já Aracaju, apesar de ser a cidade sergipana que mais recebeu doses do imunizante contra a covid-19, vacinou apenas 1.574 pessoas no mês de janeiro. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), das 11.169 doses enviadas da primeira remessa do imunizante pelo governo do Estado, 14,1% já foram aplicadas em pacientes dos grupos prioritários.

Leia mais:
Mais de 20 mil pessoas do grupo prioritário foram vacinados contra covid-19 em Sergipe
Primeiro lote de ingredientes para vacina Oxford/AstraZeneca deve chegar neste sábado (6)



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso