Saúde


Covid-19: Vacina 100% brasileira deverá ser em spray nasal


Publicado 15 de fevereiro de 2021 às 13:45     Por Fernanda Sales     Foto Marcos Santos / Universidade Federal de São Paulo

A vacina contra a covid-19 desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Instituto do Coração (InCor), será a vacina 100% brasileira e deverá ser em spray nasal.

De acordo com o colunista do Uol, Roberto Kalil, além da vantagem de ter pesquisa, produção e distribuição 100% nacional, “o que diminui o custo e ainda evita que o Brasil seja dependente de outros países”, a vacina tem aplicação rápida, indolor e, sobretudo, atuação diferenciada no organismo.

Segundo a publicação, a vacina pode estar pronta em até um ano e meio e deverá ser administrada em quatro doses (duas em cada narina), com intervalo de alguns dias entre as aplicações.

À coluna, o professor e diretor do Laboratório de Imunologia do Incor, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Jorge Kalil, falou sobre a nova forma de aplicação da vacina e a resposta do sistema imunológico.

“A vacina por spray fortalece o sistema respiratório, desde a mucosa, o nariz, brônquios e até o pulmão. E porque fizemos isso, porque não sabemos se as vacinas atuais são capazes de eliminar o vírus que fica no nariz. Estudamos 220 pessoas que tiveram a doença e percebemos aspectos da reposta imune”, explicou o professor, destacando que essa forma de vacina será uma inovação que pode entrar em ensaio clínico ainda este ano.

Leia mais:
UFMG desenvolve vacina contra a covid-19; Brasil pode ter primeiro imunizante do país



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso