Justiça


Covid-19: MPF e MP cobram que Secretarias de Saúde dêem prioridade a vacinação de idosos em Sergipe


Publicado 24 de fevereiro de 2021 às 20:59     Por Redação AjuNews     Foto Marcelle Cristinne / prefeitura de Aracaju

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público de Sergipe (MP-SE) solicitaram, nesta quarta-feira (24), à Secretaria de Estado da Saúde (SES) que se manifeste, com urgência, sobre a priorização da população idosa na distribuição das novas remessas das vacinas contra covid-19 destinadas à Sergipe.

Em reunião realizada nesta segunda (22), com a presença de representantes do Estado, do Município de Aracaju, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e do Ministério Público, o MPF e o MP-SE destacaram a preocupação com a aplicação da vacina em profissionais da saúde que não estão na linha de frente do combate à covid-19, em detrimento da população idosa.

Segundo os membros dos MPs, o objetivo do Plano Nacional de Imunização, neste momento de escassez de vacinas, é proteger os trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente, com maior exposição a pacientes infectados, e diminuir os casos graves e a mortalidade pela doença.

De acordo com a apuração dos Ministérios Públicos, foi enviado a Sergipe um quantitativo de doses cuja cobertura seria suficiente para imunizar mais de 70% dos trabalhadores da saúde, o que vem abrangendo tanto aqueles que são da linha de frente como outros trabalhadores, menos expostos ao vírus e ainda jovens, ficando a critério de estados e municípios a definição da ordem de vacinação.

“Além disso, os boletins epidemiológicos publicados diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde mostram que 71% dos óbitos registrados em Sergipe estão na faixa etária acima dos 60 anos, sendo 24,7% acima de 80 anos, 24,7% na faixa de 70-79 anos e 21,6% na faixa etária de 60-69 anos. Esses dados, de acordo com os membros dos MPs, mostram que, uma vez finalizada a vacinação dos trabalhadores da saúde considerados da linha de frente, é fundamental que se pactue uma vacinação priorizada dos idosos, evitando com urgência maior mortalidade desses setores da população”, disse o MP-SE em nota.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso