Educação


Após universidades anunciarem fechamento por falta de verba, UFS descarta possibilidade


Publicado 14 de maio de 2021 às 11:43     Por Fernanda Souto e Larissa Barros     Foto Adilson Andrade / AscomUFS

Após universidades federais anunciarem o fechamento por falta de verbas, a Universidade Federal de Sergipe (UFS), única universidade pública do estado, descartou a possibilidade de acontecer o mesmo apesar do baixo orçamento. A informação foi confirmada ao AjuNews, em nota enviada nesta sexta-feira (14).

“Embora a situação seja bastante crítica, em face da redução significativa do orçamento de custeio e de capital, e na expectativa de liberação dos valores bloqueados, a instituição manterá o funcionamento de suas atividades acadêmicas e de seus serviços à comunidade”, diz trecho do comunicado.

Nesta semana, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) anunciaram que há a possibilidade de fecharem por falta de verbas ainda neste ano, por causa dos cortes feitos pelo governo federal no ensino superior.

Com a aprovação da Lei Orçamentária do ano de 2021, aprovada no mês de março pelo Congresso Nacional, que prevê diminuição no orçamento das universidades, a UFS sofreu uma redução de 17,9%, o equivalente a R$ 20 milhões, em relação ao orçamento de 2020. Além do corte, houve um bloqueio de 13,8% dos recursos aprovados, que corresponde a mais de R$ 32 milhões, entre corte e bloqueio.

De acordo com a Instituição Federal, os cortes mais significativos estão nas ações de graduação, pós-graduação, ensino e pesquisa, com corte de 42,31%; educação básica, com redução de 45,34%; e na rubrica de reestruturação e modernização das instalações, com corte de 46,38%.

Ainda segundo a Universidade, caso não haja reversão do quadro orçamentário das universidades, a instituição terá que realizar alguns ajustes em seu funcionamento que poderá gerar impactos negativos nas ações de ensino, pesquisa e extensão, e no planejamento da retomada das atividades acadêmicas presenciais.

Leia mais:
Após UFRJ, UFBA também pode fechar as portas por falta de verbas
UFRJ corre risco de fechar as portas em julho por falta de verbas



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso