Saúde
MPs solicitam à SMS Aracaju reavaliação do planejamento para agilizar o processo de vacinação contra a covid-19
O solicitaram, nesta quinta-feira (13), à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju que reavalie o calendário de vacinação contra a covid-19. Segundo os órgãos, o objetivo é agilizar o processo de imunização na capital, levando em consideração a baixa procura do público-alvo com comorbidades para a 1ª dose e a existência de considerável disponibilidade de vacinas para a primeira aplicação.
Os MPs ressaltaram que o Município chegou a vacinar nesta campanha quase 5 mil pessoas com a 1ª dose, em um único dia (em 07 de abril), e que nos últimos dias têm sido imunizadas com a 1ª aplicação, cerca de mil pessoas diariamente. De acordo com os órgãos, nesta quarta-feira (12), foi observado que a capital dispõe de cerca de 31 mil doses para aplicação no grupo de pessoas com comorbidades, e que demonstrou capacidade técnica para ampliar a campanha.
Questionado sobre a situação dos usuários que aguardam a aplicação da 2ª dose da vacina da CoronaVac, o Município de Aracaju informou que as doses recebidas foram suficientes apenas para programar a aplicação em D2 dos grupos que receberam D1, até 06 de abril. Ressaltou, ainda, que há previsão de recebimento de D2 até a próxima sexta-feira (14), o que deverá ser suficiente para regularizar os casos com atraso na 2ª aplicação.
Vacinação de gestantes
Na oportunidade, a SMS Aracaju foi questionada pelos MPs sobre a vacinação das gestantes e, tendo em vista as últimas orientações do Ministério da Saúde, foi informado que está disponibilizando a vacina da Pfizer para o grupo de gestantes com comorbidades, como anunciado na segunda-feira (10). Sobre a ampliação dos pontos de vacinação para este grupo, esclareceu que a imunização das gestantes e puérperas (até 45 dias), com comorbidades, será também realizada em duas Unidades de Saúde, na “Sinhazinha”, no Bairro Grageru, e na Carlos Hardman, no Bairro Soledade.
Reserva de vacinas para 2ª dose
Os Ministérios Públicos alertaram o Município de Aracaju sobre as novas orientações relacionadas à necessidade de reserva da 2ª dose (D2) para evitar novos problemas relacionados ao atraso na aplicação. A SMS Aracaju disse que está recebendo as 1ª doses (D1), com a reserva técnica, ou seja, recebe as vacinas como D1 ou D2, de acordo com o direcionamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Informou, ainda, que em função dos problemas ocorridos em relação ao atraso no envio das 2ª doses pelo Ministério da Saúde, vem realizando uma reserva adicional de 10% das doses recebidas para D1, além daquelas que estão sendo reservadas pela SES como 2ª dose.
Leia os termos de uso