Saúde


Após paciente desenvolver doença rara, pesquisa da UFS identifica material genético do Sars-CoV-2 em líquido cerebroespinhal


Publicado 18 de maio de 2021 às 09:53     Por Larissa Barros     Foto Ascom / UFS

Pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) descobriram um caso de paciente com covid-19 que teria desenvolvido a síndrome rara de Guillain-Barré. O estudo foi divulgado na revista científica The Pediatric Infectious Disease Journal, da Sociedade Européia de Doenças Infecciosas Pediátricas, no sábado (15).

De acordo com os pesquisadores, esse é o primeiro relato científico no qual o material genético do Sars-CoV-2 foi identificado do fluido cerebroespinhal. A doença acaba afetando o sistema nervoso e apresenta sintomas como a perda de força que começa em membros inferiores.

Segundo o coordenador da publicação e chefe do laboratório de Patologia Investigativa da UFS, professor Paulo Ricardo Martins Filho, a descoberta ocorreu após análise do RNA de uma paciente de Aracaju, de 17 anos, que aparentava complicação neurológica.

“Alguns casos dessa doença rara têm sido diagnosticados em pessoas com Covid-19 em todo o mundo, mas o entendimento até o momento é de que a patogênese desta condição neurológica quando associada à Covid-19 era apenas imunomediada”, disse.

O pesquisador destacou também que, o estudo acrescenta informações importantes sobre a forma como o novo coronavírus pode levar a alterações importantes no sistema nervoso.

Segundo a pesquisa, o intervalo entre o início dos sintomas da infecção causada pela covid-19 e o surgimento de condições neurológicas provocadas pela Guillain-Barré foi de apenas uma semana, e ocorreu em fevereiro.

A UFS destacou que, até a publicação do estudo, os pesquisadores levantaram 42 casos de pacientes com a síndrome rara associada à covid-19 no mundo. No entanto, o estudo apontou que os 25 pacientes que foram submetidos à coleta do fluido tiveram o resultado negativo em relação à presença do material genético do novo coronavírus no líquido cerebroespinhal.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso