Educação


Governo Federal confirma realização do Enem 2021 nos dias 21 e 28 de novembro


Publicado 01 de junho de 2021 às 08:32     Por Peu Moraes     Foto Marcelo Casal Jr / Agência Brasil

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou as datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021. As informações foram publicadas pela Agência Brasil, nesta segunda-feira (31). Pelo Twitter, o ministro informou que as provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital.

“Conforme eu já havia anunciado dias atrás, o Enem 2021 acontecerá e será aplicado neste ano. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital. É isso mesmo! A mesma prova, nas mesmas datas, para as duas modalidades”, postou o ministro na rede social.

Realizado anualmente, o Enem é o maior exame para ingresso no ensino superior do país, contando com milhões de inscrições em todo o território nacional. As notas do Enem podem ser usadas para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

No ínicio de maio, em um documento enviado ao ministro da Economia, Paulo Guedes, o Ministério da Educação (MEC) admitiu que a verba destinada ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 era insuficiente para aplicar a prova a todos os participantes e que faltaria dinheiro para pagar bolsas de 92 mil cientistas, incluindo pesquisadores da covid-19, médicos residentes.

De acordo com informações do jornal Estadão, a pasta pede dinheiro para “viabilizar projetos” e fala em impactos pedagógicos “imensos”. Além disso, teria pedido o desbloqueio de R$ 2,7 bilhões e a suplementação de R$ 2,6 bilhões sob o risco de deixar sem verba “diversas demandas essenciais à área da educação”, como o Enem.

Leia mais:
MEC faz apelo a Paulo Guedes e admite não ter dinheiro para pagar Enem e bolsas de 92 mil pesquisadores



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso