Saúde


UFS e SES iniciam cronograma de testagem em massa para barrar avanço da covid-19 em Sergipe


Publicado 21 de junho de 2021 às 21:31     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação / prefeitura de Itabaiana

Especialistas da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) deram início a uma força-tarefa para mapeamento da propagação da covid-19 no estado. Segundo a UFS, inicialmente, a testagem acontece em dez municípios sergipanos com maior ritmo de transmissão do vírus.

O diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes, explicou qual a estimativa da ação. “A gente tem para essa primeira etapa uma previsão de 20 mil testes, esse foi o quantitativo recebido até o momento. Na primeira fase serão utilizados 10 mil testes, esse número será distribuído de acordo com o tamanho da população de cada município”.

O mapeamento acontece com a ida dos profissionais da UFS aos municípios, em datas acertadas com os gestores. O coordenador da Força-Tarefa Covid-19 da UFS, professor Lysandro Borges, destaca a importância da ação no estado. “Mais uma ação da Força-Tarefa Covid-19 da UFS e é isso que nós precisamos. Testagem em massa para descobrirmos onde estão os pacientes detectáveis para, assim, isolá-los rapidamente, monitorá-los, fazer o acompanhamento e, se o paciente agravar, ele terá o atendimento rápido e eficaz, evitando que o paciente agrave em casa sem o devido diagnóstico”.

O médico especialista da SES enfatiza que os testes adquiridos para essa testagem ampliada, conseguem identificar a fase ativa da infecção, semelhante ao que acontece com o RT-PCR para o vírus SARS-CoV-2. A principal diferença é que o tempo para obtenção do resultado é de menos de 30 minutos.

O cronograma de testagem começou no dia 15 de junho e segue até o dia 5 de julho. Confira as testagens que ainda vão acontecer:

22 de junho – Barra dos Coqueiros

23 de junho – Laranjeiras

28 de junho – São Cristóvão

30 de junho – Nossa Senhora da Glória

1º de julho – Lagarto

5 de julho – Estância



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso