Entretenimento
Celebração do bicentenário de Sergipe começa em Santa Luzia do Itanhi
A primeira celebração do Bicentenário da Emancipação Política de Sergipe iniciou, neste sábado (29), em Santa Luzia do Itanhi, Litoral Sul de Sergipe. O município foi escolhido para o início das comemorações por ter sido o primeiro a ter um ato religioso, ocorrido em 1575.
A programação iniciou com um cortejo saindo da Praça da Matriz até o Santo Cruzeiro para descerramento da placa comemorativa. Em seguida foi celebrada uma missa na igreja matriz do município presidida pelo bispo Dom Giovanni Crippa, da Diocese de Estância, animada pela Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) e o Coral da Deso. Ainda teve a apresentação dos índios da Tribo Xokó e dos grupos folclóricos Tambores do Futuro e Batucada Buscapé.
No evento, a presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Conceição Vieira, relatou que “nós estamos aqui fazendo um registro histórico e revivendo um registro de quase meio século. Nós iniciamos a programação oficialmente aqui pois foi em Santa Luzia a primeira chegada dos Jesuítas portugueses. Eles começaram aqui a mensagem de cristianismo da igreja católica”.
O Governador de Sergipe, Belivado Chagas, falou da importância de começar as solenidades em Santa Luzia do Itanhi, e ainda acrescentou que “dentro da programação que teremos esse ano, nós recontaremos os 200 anos da Emancipação Política de Sergipe fomentando a cultura e a identidade do povo sergipano. A gente começa a recontar a história de Sergipe a partir daqui, começando hoje”.
Leia os termos de uso