Saúde


Após manifestações pela liberdade, PT emite nota em defesa da ditadura cubana e contra os EUA


Publicado 12 de julho de 2021 às 21:27     Por Peu Moraes     Foto Yamil Lage e Adalberto Roque/AFP

Após milhares de cubanos saírem às ruas pedindo liberdade, neste domingo (11), no que já é o maior protesto da história recente no país. O partido dos Trabalhadores (PT) emitiu nota de apoio a ditatura cubana e acusou os Estados Unidos da América (EUA) pela situação caótica na ilha por causa dos bloqueios econômicos em vigência há mais de seis anos.

“O PT expressa seu apoio e solidariedade incondicionais ao povo e ao governo da irmã República de Cuba, que há seis décadas são vítimas de um bloqueio por parte dos EUA, prejudicando as relações comerciais e diplomáticas do país com o resto do mundo”, diz um trecho do posicionamento divulgado nesta segunda-feira (12).

No dia 23 de junho, o PT já havia se manifestado sobre a votação pelos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) quanto ao bloqueio, que foi condenado por 184 votos, tendo apenas dois votos em defesa do bloqueio, EUA e Israel, além de três abstenções sendo, Brasil, Colômbia e Ucrânia. Esta posição da ONU é a mesma desde quando o tema foi votado pela primeira vez.

“O povo cubano é a maior vítima deste longo e criminoso bloqueio, sendo alijado de condições regulares para uma vida digna, que poderia ser alcançada em uma situação de normalidade”, continua a nota do PT. Ainda conforme o partido, o advento da pandemia do novo coronavírus (covid-19), no início de 2020, o país tem encontrado dificuldade no acesso a alimentos, material sanitário e recursos financeiros.

A BBC News Mundo entrou em contato com o Centro de Imprensa Internacional, única instituição governamental autorizada a dar declarações à imprensa estrangeira, para saber a posição do governo cubano, mas não obteve resposta até a conclusão desta reportagem. Os protestos de foram duramente reprimidos, de acordo com vários vídeos e relatos nas redes sociais, são um evento extremamente incomum em uma ilha onde a oposição ao governo não é permitida.

Leia o posicionamento petista
O Partido dos Trabalhadores (PT) expressa seu apoio e solidariedade incondicionais ao povo e ao governo da irmã República de Cuba, que há seis décadas são vítimas de um bloqueio por parte dos Estados Unidos da América (EUA), prejudicando as relações comerciais e diplomáticas do país com o resto do mundo.

No último dia 23 de junho, o PT se manifestou sobre a votação pelos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) quanto ao bloqueio, que foi condenado por esmagadora maioria com 184 votos, tendo havido apenas dois votos em defesa do bloqueio (EUA e Israel) e três abstenções (Brasil, Colômbia e Ucrânia). Esta posição da ONU é a mesma desde quando o tema foi votado pela primeira vez.

O povo cubano é a maior vítima deste longo e criminoso bloqueio, sendo alijado de condições regulares para uma vida digna, que poderia ser alcançada em uma situação de normalidade.

Aliado ao advento da pandemia de COVID-19, no início de 2020, o país teve dificultado seu acesso a alimentos, material sanitário e recursos financeiros num momento de extrema necessidade. Além disso, a pandemia levou ao agravamento da situação econômica interna, em consequência de uma drástica queda dos ganhos com o turismo, uma das principais fontes de renda do país.

Contrariando todas estas adversidades, Cuba conseguiu desenvolver uma vacina contra o SARS-CoV-2, utilizando tecnologia própria, estando em estágio avançado de vacinação interna e inclusive tendo sido capaz de exportar doses para outros países.

Com base no exposto, o PT condena os que – a exemplo do governo estadunidense – falam em “ajuda humanitária” ao mesmo tempo que mantém o bloqueio e aprovam recursos financeiros para grupos de oposição.

O PT reafirma sua condenação irrestrita ao bloqueio e exige seu levantamento imediato por questões humanitárias, de respeito às leis internacionais e ao direito inalienável dos povos por sua soberania e autodeterminação.

12 de julho de 2021.

Comissão Executiva Nacional do PT



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso