Opinião


Queda do GSI Gonçalves Dias esconde quatro grandes feitos do governo Lula 3; veja quais


Publicado 19 de abril de 2023 às 19:28     Por Peu Moraes     Foto Douglas Teles

A queda do agora ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, Gonçalves Dias, ocasionada após a CNN Brasil divulgar imagens dele no Palácio do Planalto durante invasões golpistas de 8 de janeiro, nesta quarta-feira (19), escondeu quatro grandes feitos do governo Lula 3.

A repercussão das imagens que surpreendeu a ala governista e apoiadores do presidente que até então comemorava o envio do projeto de Lei (PLN) para abrir um crédito no valor de R$ 7,3 bilhões destinado a garantir o pagamento do piso salarial da enfermagem. Foi drasticamente reduzida a nada já nas primeiras horas do dia.

O recuo do governo na taxação e manutenção da isenção em encomendas de até US$ 50 em sites como Shopee e Shein, anuncia pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também caiu por terra. A intenção de taxar esse comércio tinha sido anunciada pelo Ministério da Fazenda e pela Receita Federal, na última terça (11).

A entrega projeto do novo arcabouço fiscal para o Congresso feita pelo presidente Lula, também sucumbiu diante dos fatos de hoje. Se aprovada pelo Congresso, a proposta vai substituir o teto de gastos, regra que limita à inflação o crescimento de grande parte das despesas da União.

E por último, a mudança no discurso sobre guerra na Ucrânia. O Brasil voltou a condenar a violação da integridade territorial da Ucrânia, além de defender uma solução política negociada para o conflito. A declaração foi dada durante um encontro no Itamaraty com o presidente da Romênia, Klaus Iohannis.

* Peu Moraes é editor do AjuNews. É jornalista formado pela UniFTC, especialista em Política e Economia e estudante de Direito da UniFTC.*

Leia mais:
Cai primeiro ministro do Lula 3: Gonçalves Dias pede demissão do GSI após vídeo mostrar ministro no Planalto em 8 de janeiro
‘Vitória total’, afirma Rodrigo Valadares após Gonçalves Dias pedir demissão do GSI



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso