Brasil
Água suja e comida estragada: veja o drama da população do Amapá após apagão
A população do Amapá vem sofrendo após o apagão elétrico ocorrido há seis dias por conta um incêndio ter danificado os três geradores de eletricidade de uma subestação de energia na Zona Norte do estado. Em entrevista ao site Metrópoles neste domingo (8), moradores de bairros carentes relataram as dificuldades com a falta de eletricidade.
Dentre os problemas relatados estão o fornecimento de água potável e ainda falhas nas telecomunicações em 13 dos 16 municípios do estado. A cidade de Macapaba, região da periferia da Zona Sul do Amapá, está acostumada com o descaso que, segundo populares, é rotineiro.
Em entrevista ao Metrópoles, moradores relataram que mesmo antes do apagão já faltava água e que na região, os moradores aproveitam a luz do dia para fazer absolutamente tudo. De noite, as ruas ficam desertas. “Escureceu, todo mundo entra para casa e fica lá. Não tem o que fazer na rua”, contou o amapaense Felipe Barbosa, 21 anos.
Lorena Cardoso, 21, vive com o marido e o filho de 11 meses em um residencial simples. Ela explica que a rotina com o bebê mudou desde o apagão. “Ele sente muito calor e fica empolado. O tempo todo tem que dar banho, mas como não tem água, fica complicado”, afirmou ao jornal.
Ela disse também que os moradores da região se organizaram para alugar um caminhão-pipa, mas a água é “muito suja” e serve apenas para lavar a louça e os adultos tomarem banho. Não dá para beber ou banhar o filho.
“Para lavar o meu filho, eu compro água mineral. Ele só bebe água e toma banho com a água limpinha. Não pude comprar muito porque o preço subiu também. Separo só para ele”, afirmou.
“É um transtorno enorme para a população, né? O estrago da comida, o transtorno do banheiro que está fedido. Está tudo sujo. Não tem como a gente puxar descarga”, relatou Lorena.
Leia mais:
Restabelecimento total de energia no Amapá deve ocorrer semana que vem
Após apagão, energia elétrica começa a ser restabelecida no Amapá
Após apagão, Amapá segue há três dias sem energia elétrica
Leia os termos de uso