Brasil


Após vazamento em obra de transposição do São Francisco, 2 mil pessoas são evacuadas no Ceará


Publicado 22 de agosto de 2020 às 10:00     Por Roberta Cesar     Foto Reprodução / Youtube

Após uma tubulação romper e causar o vazamento na obra que faz parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do rio São Francisco, cerca de 2 mil pessoas precisaram ser retiradas, na madrugada deste sábado (22), das proximidades da Barragem Jati, localizada no município de Jati, Região Sul do Ceará. O trecho foi inaugurado no dia 26 de junho pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). As informações foram publicadas pelo jornal Folha de São Paulo.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) divulgou uma nota afirmando que o vazamento estava contido. “A situação no local está estabilizada após o fechamento da comporta”, destacou o texto. “Equipes técnicas da pasta mantêm os trabalhos em campo para verificar danos à estrutura e avaliar necessidades de reparos”.

No entanto, à noite, os moradores que têm suas casas em um raio de 2km da barragem foram avisados sobre a evacuação através de carros de som. Algumas pessoas também foram avisadas pelos próprios profissionais da Defesa Civil e da operadora do reservatório. Alguns moradores foram levados para hotéis, pousadas e alojamentos que ficam na região. Outros, optaram em ir para casas de parentes e amigos.

O MDR afirmou que essa é uma medida preventiva prevista no Plano de Ação Emergencial do empreendimento. “A prioridade é garantir a segurança da população”, ressaltou o órgão. “Apesar de o vazamento já ter sido contido, existe a dificuldade de avaliação técnica da estrutura, por conta da falta de iluminação neste momento”, explicou.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso