Política
Bolsonaro monta força-tarefa para ajudar Pernambuco e critica governador por politizar ação
O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) sobrevoo, nesta segunda-feira (30), regiões de Pernambuco atingidas pelas fortes chuvas que assolam o estado desde a semana passada. Acompanhado de uma comitiva, o mandatário prestou solidariedade às vítimas e garantiu que uma força-tarefa irá ajudar o estado.
O presidente disse que o governo federal irá antecipar parcelas sem incidência de juros a inscritos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a todos os afetados pela tragédia. Além disso, haverá a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em até cinco dias.
“Vamos dar apoio aos municípios, ou seja, só o governo federal não é que está na frente, mas está sempre alerta para atender a população em qualquer situação, independente de pedido de autoridades locais”, disse ele em entrevista coletiva.
Bolsonaro criticou a politização do momento por parte do governador Paulo Câmara (PSB) que esteve ausente em toda a agenda presidencial. Câmara disse à imprensa que não havia recebido comunicado oficial do governo federal sobre a chegada de Bolsonaro a Recife. A presença do mandatário foi amplamente divulgada pela imprensa local e nacional.
“Faltou iniciativa dele. O governador estava fazendo outra coisa, não sei, talvez ele ache melhor não estar presente aqui. Então o momento não é de fazer política. Ele tem o candidato dele, eu respeito, quem vai decidir é a população. Agora, no momento de crise, você vai atrás, pra ajudar, não fica esperando ser chamado dentro de casa. O governador, no momento de crise, tem que esquecer essa questão política, arregaçar as mangas e vir trabalhar de fato para o seu povo e não fazer política em cima da desgraça de alguns”, criticou.
Até o momento, o Grande Recife registrou 93 mortes e mais de 4 mil desabrigados. Nesta terça-feira (31), uma equipe do Corpo de Bombeiros de Sergipe chegou a Pernambuco para auxiliar nas buscas.
Leia mais
Equipe de resgate do Corpo de Bombeiros de Sergipe chega a Pernambuco
Leia os termos de uso