Saúde


Brasil pode vacinar só 10% da população contra covid-19, diz Ministério da Saúde


Publicado 07 de outubro de 2020 às 17:40     Por Larissa Barros     Foto Reprodução / TV Câmara

O Brasil vai poder vacinar apenas 10% da população contra covid-19. A informação foi divulgada pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, coronel Elcio Franco, durante uma comissão da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (7).

Segundo Franco, o contrato do governo com a iniciativa internacional Covax Facility prevê pouco mais de 42 milhões de doses, sendo duas doses por vacinado.

“Para reduzir significativamente os impactos da Covid-19 de maneira segura, rápida e eficaz, não seria necessário vacinar toda a população. Eu cito como exemplo a nossa campanha de vacinação anual contra a influenza, quando vacinamos cerca de 90 milhões de brasileiros, dentre a nossa população de 212 milhões de brasileiros (…) Uma vez aprovada uma vacina segura e eficaz no âmbito da COVAX Facility, suas doses serão distribuídas de modo justo e equitativo”, explicou.

De acordo com o secretário-executivo havia afirmado antes que “não adiantaria nós imunizarmos uma parcela da população brasileira se os países vizinhos, países com menor poder aquisitivo, não tenham possibilidade de imunizar suas populações”.

A Covax Facility é uma aliança internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS), Gavi Alliance e da Coalition for Epidemic Preparedeness Innovations (CEPI), que tem como principal objetivo acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a covid-19.

Leia mais:
Covid-19: Governo brasileiro confirma intenção de aderir à Covax Facility para produção da vacina
Brasil adere a aliança para aceleração da vacina contra a covid-19



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso