Mundo


Brasil proíbe voos vindos do Reino Unido após país descobrir nova mutação do coronavírus


Publicado 24 de dezembro de 2020 às 10:28     Por Fernanda Souto     Foto Tomaz Silva/ Agência Brasil

O governo federal proibiu voos internacionais para o Brasil que tenham origem ou passagem pelo Reino Unido. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, na noite desta quarta-feira (23), acontece após o país europeu descobrir uma nova cepa do novo coronavírus que pode ser mais transmissível.

A regra começa a valer em 25 de dezembro e também restringe a entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade por rodovias e outros meios terrestres ou transporte aquaviário.

De acordo com a norma, as pessoas que tenham vindo do Reino Unido nos últimos 14 dias devem ficar de quarentena por duas semanas. Segundo a portaria, quem descumprir as regras está sujeito a responsabilização civil, administrativa e penal; repatriação ou deportação imediata; e inabilitação de pedido de refúgio.

Já os brasileiros ou estrangeiros, vindos de qualquer lugar, devem apresentar à companhia aérea responsável pelo voo, antes do embarque para o Brasil, o teste laboratorial lRT-PCR com resultado negativo ou não reagente, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque. Esta regra passa a valer a partir do dia 30 de dezembro.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso