Política
Codevasf entrega peixamento em Nossa Senhora de Lourdes para celebrar Dia do Pescador
O governo federal, através do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), órgão que abriga a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) repovoou o rio São Francisco com cerca de 2,5 mil peixes no município de Nossa Senhora de Lourdes, nesta terça-feira (29), Dia do Pescador na Igreja Católica.
Peixamento simbólico, com a inserção de espécies nativas em extinção no leito do Velho Chico, foi realizado no povoado Escurial. Na ação de repovoamento, houve a soltura no rio São Francisco de 1 mil juvenis de camarão-pitu, 40 juvenis de pacamã, 500 alevinos de pacamã e 1 mil alevinos de curimatã.
O camarão-pitu e o pacamã, especialmente, são espécies consideradas em extinção na bacia hidrográfica. Os peixes foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (CIB), unidade de produção e pesquisa da Codevasf no município de Neópolis.
O peixamento teve a participação do superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Marcos Alves Filho, que destacou a relevância da ação. “É uma sensação especial sentir que podemos devolver vida ao rio São Francisco. Essa é uma iniciativa muito importante, que contribui para a revitalização da bacia e para o sustento da comunidade ribeirinha”, afirmou.
O pescador Givanildo Rodrigues Santos ressaltou que há vários anos não encontra espécies como o pacamã e o camarão-pitu no rio. “Fiquei muito feliz com o que aconteceu aqui hoje. Agora vamos esperar esses peixes crescerem para finamente a gente poder pescar”, disse o pescador. A produção de camarão-pitu é realizada no CIB por meio de pesquisas experimentais em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Na unidade também são realizados experimentos do cultivo consorciado de tilápia e camarão gigante da Malásia, iniciativa que busca incentivar novas alternativas econômicas na região do Baixo São Francisco. O prefeito de Nossa Senhora de Lourdes, Laerte Andrade, vereadores, pescadores e técnicos da Codevasf estiveram presentes no ato.
Leia os termos de uso