Política


Em meio a cortes: Governo afrouxa trava de Guedes e libera concursos para cargos vagos


Publicado 03 de setembro de 2020 às 10:00     Por Peu Moraes     Foto Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional modificou um parecer do ministro da Economia, Paulo Guedes, que restringia recrutamento até o fim de 2021. As informações foram publicadas pela coluna Painel do jornal Folha de São Paulo, nesta quarta-feira (02). De acordo a publicação, a medida foi uma pressão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Com o entendimento de agora, novos concursos ficam autorizados para preenchimento de milhares de cargos abertos, na contramão do discurso de Guedes que defende cortes de gastos. A Polícia Federal já anunciou concurso para contratar 2 mil agentes e o presidente também adiantou que vai autorizar a Polícia Rodoviária Federal a fazer o mesmo.

Outra pasta federal vai seguir o caminho é o Ministério do Meio Ambiente, o ministro Ricardo Salles solicitou contratação de 3.500 pessoas para o Instituto Chico Mendes (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em resposta a coluna, a procuradoria informou que, ao revisitar o tema, avaliou que há literalidade [da norma] não estipulava qualquer limitação temporariamente e que procuradorias estaduais, também estão à lei, tiveram a mesma interpretação.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso