Brasil
Governo federal anuncia medidas de apoio a cidades baianas afetadas por fortes chuvas
Publicado 28 de dezembro de 2021 às 16:30 Por Fernanda Souto* Foto Divulgação/ MDR/ Twitter
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, anunciou, nesta terça-feira (28), medidas em apoio aos municípios baianos afetados pelas fortes chuvas, após sobrevoar a cidade de Ilhéus, no litoral Sul do estado. De acordo com a pasta, outros ministérios também participam da ação em prol dos municípios atingidos pelo maior desastre natural da Bahia, conforme o governador Rui Costa (PT).
Segundo Marinho, o MDR está pronto para fazer o que for necessário para restabelecer a situação de normalidade. “A nossa missão constitucional é apoiar o governador, a equipe e a Defesa Civil do estado da Bahia para que possamos acolher os desabrigados”, disse.
O Ministério da Defesa disponibilizou três helicópteros para dar apoio logístico operacional aos municípios de Ilhéus, Itabuna e Itapetinga. O Ministério da Saúde fez o deslocamento de profissionais para a região, a reorganização da gestão do desastre em salas com comando integrado e a elaboração de recomendações de cuidados com doenças, como a leptospirose.
O Ministério da Cidadania também integra as ações conjuntas com um levantamento diário dos municípios afetados, mapeamento de pessoas desabrigadas e desalojadas e o atual monitoramento da situação de 63 cidades baianas. A pasta
também faz contato por e-mail ou telefone e o envio de orientações técnicas para todos os municípios atingidos, assim como a identificação daquelas com demanda de alojamentos provisórios. Até o momento, 44 alojamentos já foram solicitados.
O Ministério das Comunicações apresentou a disponibilidade de uso de um sistema de comunicação via satélite. Já o
Ministério da Justiça realizou estudos para viabilizar o custeio de diárias e outros benefícios dos profissionais dos Corpos de Bombeiros Militares e da Força Nacional.
Além disso, a ação conta com iniciativa de Arrecadação Solidária para a aquisição de cestas básicas, colchões, materiais de higiene pessoal e proteção sanitária. Ao todo, cerca de 49 mil pessoas serão beneficiadas. Além disso, institutos e agências públicas também integram as equipes que estão buscando formas de ajudar a população baiana.
*Com supervisão de Peu Moraes
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso
Leia os termos de uso
Publicidade
Justiça
Polícia Federal investiga homem suspeito de fraudar 14 contas bancárias em Aracaju
Justiça
Mais Lidas
BBB 22: Vídeo íntimo da participante Natália Doadato é vazado na internet
19 de janeiro de 2022
Vacinação contra covid-19 é antecipada para esta segunda (18); Sergipe recebe 48.360 doses
18 de janeiro de 2021
Após debochar de aglomeração, influenciadora é internada com sintomas de covid-19
18 de janeiro de 2021
Feriado de Carnaval pode ser cancelado em Sergipe, diz Belivaldo Chagas
18 de janeiro de 2021
“Agilizar o processo de vacinação da população é um grande passo para termos motivos a comemorar”, diz Nitinho nos 166 anos de Aracaju
17 de março de 2021