Brasil


Governo federal anuncia medidas de apoio a cidades baianas afetadas por fortes chuvas


Publicado 28 de dezembro de 2021 às 16:30     Por Fernanda Souto*     Foto Divulgação/ MDR/ Twitter

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, anunciou, nesta terça-feira (28), medidas em apoio aos municípios baianos afetados pelas fortes chuvas, após sobrevoar a cidade de Ilhéus, no litoral Sul do estado. De acordo com a pasta, outros ministérios também participam da ação em prol dos municípios atingidos pelo maior desastre natural da Bahia, conforme o governador Rui Costa (PT).

Segundo Marinho, o MDR está pronto para fazer o que for necessário para restabelecer a situação de normalidade. “A nossa missão constitucional é apoiar o governador, a equipe e a Defesa Civil do estado da Bahia para que possamos acolher os desabrigados”, disse.
O Ministério da Defesa disponibilizou três helicópteros para dar apoio logístico operacional aos municípios de Ilhéus, Itabuna e Itapetinga. O Ministério da Saúde fez o deslocamento de profissionais para a região, a reorganização da gestão do desastre em salas com comando integrado e a elaboração de recomendações de cuidados com doenças, como a leptospirose.
O Ministério da Cidadania também integra as ações conjuntas com um levantamento diário dos municípios afetados, mapeamento de pessoas desabrigadas e desalojadas e o atual monitoramento da situação de 63 cidades baianas. A pasta
também faz contato por e-mail ou telefone e o envio de orientações técnicas para todos os municípios atingidos, assim como a identificação daquelas com demanda de alojamentos provisórios. Até o momento, 44 alojamentos já foram solicitados.

O Ministério das Comunicações apresentou a disponibilidade de uso de um sistema de comunicação via satélite. Já o

Ministério da Justiça realizou estudos para viabilizar o custeio de diárias e outros benefícios dos profissionais dos Corpos de Bombeiros Militares e da Força Nacional.
Além disso, a ação conta com iniciativa de Arrecadação Solidária para a aquisição de cestas básicas, colchões, materiais de higiene pessoal e proteção sanitária. Ao todo, cerca de 49 mil pessoas serão beneficiadas. Além disso, institutos e agências públicas também integram as equipes que estão buscando formas de ajudar a população baiana.
*Com supervisão de Peu Moraes


Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso