Saúde
Idoso morre em Manaus após receber vacina da covid-19; prefeitura investiga o caso
Um idoso, 83 anos, morreu em Manaus neste sábado (30), após tomar a primeira dose da vacina AstraZeneca contra a covid-19 na quinta-feira (28). De acordo com informações do O Dia, a prefeitura de Manaus realizou a coleta de sangue e enviou na sexta-feira (29) para o Centro de Referência de Imunobiológicos (Crie), órgão vinculado à Fundação de Vigilância Sanitária (FVS) e à Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (SES).
Segundo a publicação, o centro de referência tem até sete dias para emitir laudo se a suspeita da morte tem relação com a vacina.
De acordo com um familiar do idoso, ele estava aparentando sintomas de gripe, mas como eram “leves” levaram para vacinar. “Ele também tinha pressão alta, mas tomava remédio. Agora só sabendo o laudo, vamos esperar, mas achamos melhor informar à FVS pela coincidência”, disse ao jornal.
A prefeitura de Manaus também resolveu adiantar para este domingo (31) o início do calendário de vacinação de idosos de 75 a 79 anos, ao mesmo tempo dos idosos de 80 e mais. Ao site, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que o objetivo é acelerar o calendário e estimular a vacinação dos idosos.
Nos primeiros dois dias de vacinação, o número de idosos de 80 anos foi abaixo do esperado nos postos fixos e drive-thrus espalhados pela cidade, tendo sido vacinadas cerca de 4 mil pessoas de 80 anos ou mais nos primeiros dois dias de vacinação.
Leia mais:
Vacina brasileira contra a covid-19 pode ser testada em humanos neste ano, dizem cientistas
Leia os termos de uso