Brasil


ONU vê evidência de “diversas dimensões de racismo” em morte de João Beto


Publicado 22 de novembro de 2020 às 13:30     Por Larissa Barros     Foto Reprodução

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que vê evidências de “diversas dimensões de racismo” no caso da morte de João Alberto Silveira Freitas, espancado e asfixiado por dois seguranças de um supermercado da rede Carrefour em Porto Alegre.

“A violenta morte de João, às vésperas da data em que se comemora o Dia da Consciência Negra no Brasil, é um ato que evidencia as diversas dimensões do racismo e as desigualdades encontradas na estrutura social brasileira”, afirmou a entidade em nota.

Em carta aberta, a ONU citou números da violência racial no Brasil, e apontou que 75% das vítimas de homicídio no país são negras. Além disso, a Organização sugeriu que o poder público se engaje mais na questão.

“A ONU Brasil insta as autoridades brasileiras a garantirem a plena e célere investigação do caso e clama por punição adequada dos responsáveis, por reparação integral a familiares da vítima e pela adoção de medidas que previnam que situações semelhantes se repitam”, diz o comunicado.

Beto Freitas foi velado e sepultado no cemitério São João, em Porto Alegre,neste sábado (20), enquanto haviam pedidos de justiça e fim do racismo.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso