Polícia


Polícia apreende caminhão com 33 cilindros de oxigênio em Manaus


Publicado 15 de janeiro de 2021 às 09:41     Por Fernanda Sales     Foto Divulgação / Secretaria de Segurança Pública do Amazonas

A Polícia Civil e a Polícia Militar do Amazonas prenderam um homem, 38 anos, por conduzir veículo com 33 cilindros de oxigênio nesta quinta-feira (14), em Manaus. O sistema de saúde da região passa por crise em meio a falta de oxigênio e uma denúncia anônima informou sobre a movimentação do caminhão, que estava parado no bairro manauense de Alvorada. Dos 33 cilindros, 26 possuíam oxigênio e estavam sendo retirados para veículos particulares. As informações são do Metrópoles.

O homem ficará preso à disposição da Justiça e vai responder por reter produtos para o fim de especulação. Segundo o secretário de Segurança do estado, coronel Louismar Bonates, durante o interrogatório, o homem alegou que possui uma empresa de comercialização de cilindros de oxigênio, porém ficou com medo de que a população invadisse o estabelecimento, em busca do material, e decidiu tirá-lo do local. Ele informou também que os cilindros haviam sido envasados na quarta-feira (13).

Os materiais apreendidos foram encaminhados na noite de quinta-feira para unidades hospitalares de Manaus. Policiais civis fizeram a escolta do material para abastecimento em quatro unidades de saúde da rede estadual, na noite de hoje.
De acordo com a publicação, foram destinados 11 cilindros ao Hospital Beneficente Português, seis para a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon), seis para o SPA do São Raimundo e três para o SPA do Coroado.

Crise em Manaus
A situação de combate a covid-19 se agravou na capital do Amazonas nessa semana, principalmente com a falta de oxigênio para pacientes internados pela doença. Até terça-feira (12), Manaus registrou 2.221 novas hospitalizações, recorde para um mês. O número é maior do que o total de internações registradas em todo o mês de abril.

O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, se reunir com o governador Wilson Lima na segunda-feira (11) para tratar da particularidade de Manaus e anunciou uma série de medidas para a capital.

A Força Aérea Brasileira (FAB) foi convocada para transportar tanques de oxigênio até Manaus. A demanda por oxigênio hospitalar em estabelecimentos públicos de saúde do Amazonas superou, na terça-feira (12), a média diária de consumo em mais de 11 vezes.

Leia mais:
Venezuela, FAB e famosos enviam oxigênio ao Amazonas em meio a colapso na saúde
Com hospitais em estado crítico no Amazonas, governo pede aviões da Força Aérea dos EUA para transportar oxigênio
Em estado crítico, hospitais de Manaus ficam sem oxigênio para atender pacientes graves de covid-19



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso