Justiça
Presos agonizam no chão, com falta de ar, em presídio de Alagoas; veja vídeo
Um vídeo mostra presos com falta de ar em presídios de Alagoas. A superlotação e a falta de circulação de ar na cela seriam as razões para que os presidiários ficassem sem ar. O caso aconteceu na unidade prisional Cyridião Durval de Oliveira e Silva, em Maceió. A denúncia foi feita pela Agenda Nacional Pelo Desencarceramento. As informações foram publicadas pelo site Ponte Jornalismo, neste domingo (13).
Nas imagens, cinco presos aparecem agonizando no chão. “Tiramos para atendimento na enfermagem por falta de oxigênio circulando”, afirma que está gravando a cena. Os homens estão no chão e profissionais de saúde os atendem. “Pouco ar, muitos presos dentro de um mesmo ambiente fechado, respirando, e a consequência não poderia ser outra”, descreve.
O caso ocorre durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19), doença que atinge o sistema respiratório. De acordo com dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), nenhum presidiário morreu em decorrência do vírus em Alagoas. No entanto, 44 pessoas foram diagnosticadas com a doença, 13 casos são suspeitos e 44 pessoas já estão recuperadas.
Veja vídeo:
DENÚNCIA!! Situação de internos em Alagoas: presos doentes no chão com falta de ar implorando por socorro!
Esse é o cenário da necropolítica em curso nos presídios brasileiros. https://t.co/GpRMQdqwvQ pic.twitter.com/6XydGQKiq8
— Agenda Nacional Pelo Desencarceramento (@desencarcerabr) September 14, 2020
Leia os termos de uso