Carnaval


Diversidade de público e de ritmos marca penúltimo dia do Rasgadinho


Publicado 25 de fevereiro de 2020 às 07:14     Por Dhenef Andrade     Foto Dhenef Andrade / AjuNews

O terceiro dia de desfile do Bloco Rasgadinho, na segunda-feira (24), em Aracaju, reuniu uma multidão caracterizada, em especial, pela diversidade. Crianças, famílias e idosos nas portas de casa, gente que curtia das sacadas dos apartamentos. Não houve quem resistisse ao som vindo das ruas. O tradicional bloco trouxe para a agitada ‘Segunda de Carnaval’ irreverência e diversão para o folião.

No lugar marcado para a concentração do evento, na Rua Maruim, no bairro Getúlio Vargas, região Central da capital, o folião chegou de forma tímida, mas pouco a pouco a movimentação ganhou volume. O público ficou espalhado em vários pontos do trajeto; havia os que aguardavam a saída do trio e os que marcavam lugar na avenida Pedro Calazans, onde grande quantidade de ambulantes vendiam bebidas e petiscos.

Pelo terceiro dia de evento, houve atraso na saída do cortejo. O Descidão dos Quilombolas, grupo de afoxé criado no bairro Getúlio Vargas, foi o primeiro a sair em cortejo por volta das 16h e trouxe para as ruas o batuque característico do axé mesclado com a cultura africana. Formados por instrumentistas, a banda Indomada trouxe o frevo como elemento adicional à festa. Logo após, a Orquestra do Rasgadinho relembrou as antigas marchinhas de Carnaval e adicionaram um toque de nostalgia ao cortejo. Nos trios, a banda Estação da Luz e Mania de Ser comandaram seus respectivos trios.

À noite, os dois lados da avenida Explosão, no bairro Suíssa, estavam ocupados pela multidão que viu, por volta das 18h, o encontro das bandas que se apresentavam nos trios. O samba da banda Mania de Ser e o repertório variado da Estação da Luz proporcionaram um dos pontos altos da festa, em que os vocalistas fizeram o público cantar e dançar clássicos do Carnaval.

Infraestrutura
O policiamento se fez presente através das instituições de segurança como Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e Polícia Militar de Sergipe (PM-SE), e suas subdivisões, Centro de Operações Especiais (Cope) e Grupamento Tático de Motos (Getam). As viaturas dos órgãos estavam espalhados entre as apresentações do cortejo.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) fez a coordenação do tráfego de veículos na região e à medida que cortejo avançava, as ruas eram liberadas. Segundo PM, não foram registradas intercorrências no penúltimo dia do Rasgadinho.

Na terça-feira de Carnaval (25), a folia continua com as apresentações de Papudo Gil, bandas Aruana e Indomada, além da Orquestra Rasgadinho e do grupo feminino Batalá. A concentração acontece às 14h, na rua Maruim.

Leia mais

Quadrilha Junina aproveita Rasgadinho para arrecadar fundos para o São João

Maquiadores aproveitam Rasgadinho para ganhar renda extra

Rasgadinho: Foliões se inspiram em paixão pelo futebol para criar fantasias

Banda Estação da Luz arrasta foliões no terceiro dia do Rasgadinho

Programação do Rasgadinho atrai público de criança a idoso

PM não registra ocorrências no terceiro dia do Rasgadinho



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso