Política
Aeroporto de Aracaju conta com esquema de segurança na primeira visita oficial de Bolsonaro
Um esquema de segurança foi montado no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, nesta segunda-feira (17), quando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desembarca e segue para Barra dos Coqueiros, na Grande Aracaju, para inauguração da Usina Termoelétrica Porto do Sergipe I (potência de 1551 MW). Intervenções viárias também foram feitas no trânsito em torno do aeroporto. Esta é a primeira visita oficial do presidente desde que foi eleito.
A UTE Porto Sergipe I tem capacidade para suprir 15% da demanda de energia do Nordeste, o que faz ser considerada uma das maiores usinas termelétricas da América Latina.
A unidade utiliza o gás natural como combustível, que é levado para Sergipe na forma de gás natural liquefeito (GNL) e regaseificado na Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU), apontado como uma solução mais eficaz e menos poluente na comparação com o diesel e o carvão, já que reduz a emissão de gases em até 90%.
Além do presidente Bolsonaro, também participam da inauguração o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), o ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, CEO da Golar Power, Eduardo Antonello, e o presidente da Celse, Pedro Akos Litsek.
Durante a cerimônia, haverá o descerramento da placa comemorativa, marcando a inauguração oficial da Usina. Está programado, também, um sobrevoo de helicóptero pelo terminal de GNL (o FSRU Golar Nanook), nas imediações do Porto de Sergipe e da Térmica.
*Com informações do repórter Peu Moraes
Leia os termos de uso