Economia


Antiga Fábrica de Fertilizantes e Sergas assinam contrato de movimentação de Gás Natural em Sergipe


Publicado 30 de janeiro de 2021 às 00:00     Por Larissa Barros     Foto Divulgação / Governo de Sergipe

A Unigel Agro SE, antiga Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), localizada no município de Laranjeiras, ao Leste sergipano, assinou um contrato de movimentação de gás natural, com a Sergipe Gás S/A (Sergas), na quinta-feira (28).

De acordo com o governo de Sergipe, este é o primeiro contrato com um consumidor livre estabelecido no Estado, situação prevista na Revisão do Regulamento dos Serviços Locais de Gás Canalizado, estabelecido pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), em setembro de 2019.

Segundo o presidente da Sergas, Valmor Barbosa, com a assinatura deste contrato a Sergas passa a atuar com um volume extremamente representativo, e para poder realizar a movimentação dessa quantidade de gás, foram gastos cerca de R$ 2,8 milhões.

A Sergas já fornecia gás natural canalizado à Unigel Agro SE, por meio de um contrato interruptível, para comissionamento e teste da planta industrial.

O CEO da petroquímica Unigel, Roberto Noronha Santos, a Unigel irá suprir uma demanda importante de insumos para agricultura, pecuária e indústria nacional, que hoje depende da importação de outros países, retomando a produção de amônia, ureia e sulfato de amônio.

A empresa atende diversos mercados, como eletrodomésticos, bens de consumo, construção civil, embalagens, mineração e agricultura, e assumiu a operação das fábricas de fertilizantes da Bahia e de Sergipe, arrendadas da Petrobras pelo prazo de 10 anos.

O governador Belivaldo Chagas (PSD), destacou que a antiga fábrica de fertilizantes mobilizou um grande polo industrial, movimentando uma cadeia de atividades econômicas na região do seu entorno.

“A hibernação foi uma grande perda, mas temos hoje, graças a um trabalho contínuo desempenhado pelo Governo do Estado, a certeza da sua retomada, e, com isso, o retorno de muitos negócios para a região de Laranjeiras”, disse o governador.

A expectativa é de que a Fábrica retome as atividades em até dez meses, e o período é necessário para o recrutamento, seleção e treinamento de pessoal, entre outros procedimentos.

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso