Política
Após inauguração com Bolsonaro, tráfego da ponte sobre o Rio São Francisco é liberado na BR-101
O tráfego sobre a ponte que liga Alagoas e Sergipe na BR-101 foi liberado nesta quinta-feira (28) durante a inauguração da ponte e de trechos que fazem parte das obras de duplicação da rodovia federal. A ponte, que liga as cidades de Própria, no Baixo São Francisco Sergipano, e a cidade de Porto Real do Colégio, em Alagoas, foi liberada durante solenidade com a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), de ministros, além de políticos sergipanos e alagoanos.
A ponte aguardava desde 2017 pela construção das vias de acesso, que tiveram as obras retomadas em 2019. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a estrutura tem 860 metros de extensão e 24 metros de largura. A BR-101, em Sergipe, tem 206 km de extensão, sendo que a duplicação se estende em 153 quilômetros. Até o momento, são mais de 45 quilômetros duplicados e em pista dupla concluídos.
O presidente Jair Bolsonaro ressaltou que outras obras devem ser inauguradas no seu governo em Sergipe, como a construção da ponta que liga Penedo, em Alagoas, a Neópolis, em Sergipe. “A ponte que liga Penedo a Neópolis, o ministro da Infraestrutura disse que tem condições de fazer. Essa possibilidade realmente vai se concretizar se Deus quiser. Esse é o primeiro passo. E não vai demorar mais 26 anos não. Até porque a bancada federal de Alagoas e Sergipe, a exemplo do que fizeram com essa ponte, tenho certeza que fará o mesmo para integrar esses dois estados do Nordeste”, afirmou o presidente.
Durante a solenidade, o governador Belivaldo Chagas destacou que a demora na conclusão da obra incomodava os sergipanos e agradeceu o presidente Jair Bolsonaro pela relação “institucional e estreita” entre a presidência e o governo do Estado. “Assim que assumiu o governo fui recebido em seu gabinete para tratar de assuntos de Sergipe, dentre eles, esta obra que se arrastava há 26 anos. Vossa excelência, aqui no dia de hoje, é um grande sinal do compromisso do seu governo com essa obra”, disse o governador, afirmando ainda que pretende que o segundo trecho da obra seja inaugurado ainda na gestão de Bolsonaro.
Para o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, a entrega da obra é importante, depois de ficar parada por 26 anos. “O presidente tem dado uma atenção especial ao Nordeste. Estamos entregando essa obra importante, que atravessa vários estados do Nordeste. Uma obra que estava parada e que hoje a gente abre o tráfego. Uma das metas do governo é entregar obra parada, que não traz retorno para ninguém. Obra parada é um desperdício”, disse o ministro.
Também participaram do ato o ministro do turismo, Gilson Machado; o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Santos Filho; o prefeito de Propriá, Dr. Valberto; e senador alagoano e ex-presidente, Fernando Collor de Medo. Além dos deputados federais sergipanos Laércio Oliveira (PP), Gustinho Ribeiro (Solidariedade), Bosco Costa (PL) e Fábio Reis (MDB).
Leia mais:
Ponte que liga Sergipe e Alagoas na BR-101 é inaugurada com presença de Bolsonaro nesta quinta (28)
Em Sergipe, Bolsonaro volta a insultar jornalistas por polêmica do leite condensado: ‘para enfiar no rabo’; veja vídeo
Após protesto com leite condensado, Bolsonaro é recebido por apoiadores no aeroporto de Aracaju
À espera de Bolsonaro, manifestantes protestam com chiclete e leite condensado em Aracaju; veja vídeo
Eduardo Bolsonaro defende leite condensado a militares: ‘Muita atividade física’
Vídeo: Bolsonaro ataca a imprensa ao falar sobre latas de leite condensado: “para enfiar no rabo”
Leia os termos de uso