Cidades


Aracaju vacinou 100% dos idosos acima de 90 anos, diz SMS


Publicado 25 de fevereiro de 2021 às 19:40     Por Larissa Barros     Foto Divulgação / Prefeitura Municipal de Aracaju

Aracaju vacinou 100% dos idosos com mais de 90 anos, acamados e institucionalizados e 62,1% dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra covid-19, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Segundo a secretária da pasta, Waneska Barbosa, isso equivale a uma taxa média de vacinação de 2,64%. Entre os profissionais de saúde, o que tem impedido a totalização da imunização é a alta taxa de absenteísmo, ou seja, o não comparecimento destes profissionais, majoritariamente oriundos da iniciativa privada, à vacinação previamente agendada.

Waneska destaca que o índice chegou ao patamar de 52,9%, e significa que, apesar de o Município ter disponibilizado 5.691 doses de vacinas entre os dias 13 e 24 deste mês, apenas 2.681 profissionais compareceram para receber a dose do imunizante.

“São essas vicissitudes do processo que têm determinado o ritmo de vacinação em Aracaju, e não a falta de logística ou má gestão municipal, como tentam fazer crer algumas pessoas que querem politizar a vacinação”, disse a secretária.

De acordo com a pasta, na terça-feira (24), quando estava programada a imunização de 693 pessoas, somente 304 compareceram, gerando uma taxa de absenteísmo de 56,1%. A mesma ausência foi observada no dia 17 de fevereiro, quando eram esperadas 602 pessoas e compareceram 109, com uma taxa de absenteísmo ainda maior, em torno de 81%.

Ainda segundo a SMS, a vacinação contra o novo coronavírus em profissionais de saúde segue as listas enviadas pelas próprias unidades. Os nomes são publicados no portal da Prefeitura e enviados para os Ministérios Públicos Estadual e Federal, a fim de que o processo tenha o máximo de transparência possível.

Em Aracaju, são 32.381 profissionais, o equivalente a cerca de 50% dos profissionais de saúde de todo o estado. Até o momento, foram imunizados 15.086 profissionais, ou seja, 63,8% da meta determinada pelo Ministério.

 

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso