Saúde
Aulas de escolas e universidades da rede pública e privada seguem suspensas em Sergipe
As aulas em escolas municipais, estaduais e particulares, além de universidades públicas e privadas, ficarão suspensas por 15 dias, em Sergipe, por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19). No estado, seis casos foram confirmados.
A decisão tem por base o Decreto Governamental nº 40.560/2020 e a Portaria nº 1476/ 2020, essa última orientando os setores, divisões, departamentos, diretorias e unidades escolares e os prédios administrativos vinculados à Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) quanto às diretrizes a serem seguidas para a prevenção ao covid-19.
O secretário da Seduc, professor Josué Modesto, o objetivo das medidas é diminuir a circulação de pessoas em ambientes fechados e transportes públicos, além de reduzir o contato, fazendo com que sejam minimizadas as chances de transmissão.
“É importante lembrar que essa suspensão temporária das aulas não é para lazer. Evitem sair de casa, evitem ir a locais públicos. Precisamos reduzir a circulação de pessoas e o contato social para que o novo coronavírus não seja disseminado. Esse é o momento de todos se ajudarem para que possamos combater essa pandemia”, disse.
Em Aracaju, a prefeitura também emitiu um decreto que estende as medidas de enfrentamento ao coronavírus na capital. Com isso, entre os itens da restrição, as aulas nas escolas, faculdades e universidades públicas e particulares foram suspensas durante o mesmo período.
Somente na rede municipal de ensino são mais de 30 mil alunos, em 74 escolas. De acordo com a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite, considerando que o decreto determina o número máximo de 50 pessoas em ambientes fechados, é preciso destacar que todas as escolas da rede possuem um número muito superior a esse.
“O decreto está todo baseado em estudos da Vigilância Sanitária para a não propagação do vírus. A suspensão visa, justamente, diminuir a aglomeração de pessoas. Temos escolas com 1.400 pessoas durante todo o dia, então, isso seria uma grande propagação. Assim, a gente contribui com a prevenção, protege as crianças, mas também seus familiares”, destacou.
Seguindo às recomendações, a Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Sergipe (Fenen-Se) formulou uma nota, que foi distribuída pelas escolas particulares, deliberando as orientações. Para o presidente da entidade, Renir Damasceno, o decreto é de extrema importância porque é preciso pensar no coletivo e não de forma individual.
“Temos nos reunido com diretores de escolas para manter o ensino, mas, os mantivesse em casa. É responsabilidade de todas combater a propagação do vírus. O decreto foi de extrema importância, neste momento. Como parte da educação no estado, apoiamos a decisão e trabalhamos para fazer a nossa parte. Não se pode pensar de maneira individual, precisamos a atender à coletividade e no bem de todos”, frisou.
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) também suspendeu as aulas presenciais em todos os campi, a única exceção foram os estágios hospitalares dos cursos da saúde, incluindo-se internato, residência médica, multiprofissional e uniprofissional em saúde.
Suspensão de serviços no estado
As provas dos Exames Supletivos em Regime Especial estão suspensas temporariamente na capital e interior. Dessa forma, assim que a situação for regularizada, utilizar-se-á o canal de comunicação (www.seed.seduc.se.gov.br) para informar as novas datas e os horários das provas.
O Curso de Formação de Professores de Basquete 3×3 que aconteceria no Ginásio Poliesportivo Chico do Cantagalo, em Itabaiana, no dia 21 de março, das 8 às 18h, com o apoio da Federação Sergipana de Basketball, também foi remarcado para uma nova data ainda a ser definida.
Estão suspensos também os seguintes encontros formativos: formação dos professores das redes estadual e municipal do território de Lagarto, previsto para ocorrer nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18); Formação do Mathema agora em março; Encontro do DED Itinerante da DEA e da DRE 6, também agora em março; Encontro formativo do Módulo III do Currículo de Sergipe, na última semana de março, com as Redes Estadual e Municipais de Ensino. Tão logo o quadro seja estabilizado, a Seduc comunicará as novas datas das formações, conforme orientação do Governo do Estado.
Ficam mantidas as atividades administrativas do Complexo Administrativo e Pedagógico da Seduc, nas Diretorias de Educação, na Bibliotecas Públicas, Arquivo Público de Sergipe e na Superintendência Especial de Esportes, porém com atendimento agendado previamente, em caráter de urgência, e a critério dos chefes e diretores de setores em relação ao rodízio de funcionários, de acordo com a Portaria nº 1476/ 2020.
Leia os termos de uso