Economia
Com restrições em quatro cidades, Sergipe inicia reabertura do comércio nesta segunda
A reabertura do comércio em Sergipe começa, nesta segunda-feira (29), conforme anunciado pelo governador Belivaldo Chagas (PSD), apenas alguns setores do comércio para quatro municípios da Grande Aracaju (Barra dos Coqueiros, Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão), que não estão autorizados a abrir salões de beleza, barbearia e estabelecimentos de higiene pessoal, templos e atividades religiosas.
Nesta terça-feira (30), o Comitê Gestor de Retomada Econômica (Cogere) deverá deliberar sobre a autorização de funcionamento dessas atividades nesses municípios. De acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Estado ultrapassou 24 mil casos do novo coronavírus (covid-19) e chegou a 620 mortes provocadas por complicações com a doença, neste domingo (28).
O início do Plano é representado pela bandeira Laranja, com isso, estará autorizada a abertura de clínicas e consultórios de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, bem como serviços especializados de podologia; demais escritórios de prestadores de serviços e serviços em geral (publicidade, agências de viagem etc); operadores turísticos e atividades de treinamento de desporto profissional.
Na fase Laranja, terão ainda a permissão lojas de cosmético, perfumaria e higiene pessoal, somadas a livraria, comércios de artigos de escritórios e papelaria. Na capital, Aracaju, essas atividades deverão observar o horário de funcionamento de 9h às 16h.
Além disso, templos e atividades religiosas, limitados a 30%; salões de beleza, barbearias e de higiene pessoal estão autorizados a funcionar, com exceção dos municípios da Grande Aracaju. A restrição da abertura destas atividades nesses quatros municípios da Grande Aracaju levou em consideração a matriz técnica de risco sanitário, aglomeração de pessoas, características do contágio, empregabilidade e circulação econômica.
“Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Socorro não estão autorizados a abrir salões de beleza, barbearia e estabelecimentos de higiene pessoal, templos e atividades religiosas. Nos demais municípios estão autorizados”, enfatizou Belivaldo Chagas.
Leia os termos de uso