Saúde


Cuidar-SE disponibiliza absorventes a mais de 72 mil pessoas em Sergipe; saiba mais


Publicado 08 de abril de 2024 às 11:04     Por Redação AjuNews     Foto Arthuro Paganini / Governo de Sergipe

O programa Estadual de Promoção, Proteção e Prevenção da Saúde Menstrual nas Escolas – Cuidar-SE, do Governo de Sergipe vem disponibilizando absorventes a mais de 72 mil pessoas que menstruam em todo o território sergipano. A iniciativa, que atua na faixa etária dos nove aos 23 anos, contempla estudantes matriculados nas diversas unidades da Rede Pública Estadual de Ensino de Sergipe.

A política é conduzida por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), que realizou um levantamento para identificar o público-alvo. Nesse intento, foram adquiridos 145.450 pacotes de absorventes, em um investimento de mais de R$ 1,8 milhão oriundo do Tesouro estadual. O quantitativo foi calculado com base no número de absorventes necessários dentro do período letivo para todas as 319 escolas públicas da rede estadual. Para além da parte material, no entanto, o Cuidar-SE também se baseia na conscientização de toda a comunidade escolar.

Um dos pontos centrais da política é o combate à infrequência e à evasão escolar geradas pelas dificuldades no período menstrual. “O absorvente é uma necessidade, porque sem ele não dá para ir à escola. Muitas pessoas chegam a usar materiais alternativos, como toalhas, papel, panos. Por isso, o Cuidar-SE está ligado ao Programa Saúde na Escola, já que tem a ver com higiene íntima”, descreve a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos. O órgão é responsável por operacionalizar a política dentro da Seduc.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso