Cidades


Dezesseis feiras voltam a funcionar em novo formato a partir de sábado em Aracaju


Publicado 15 de abril de 2020 às 08:42     Por Redação AjuNews     Foto Felipe Goettenauer / Prefeitura de Aracaju

Dezesseis feiras livres voltam a funcionar em um novo formato, com estruturas reduzidas e com a comercialização somente de gêneros alimentícios, em Aracaju, a partir deste sábado (18). Foram mantidas as feiras do Batistão (terça-feira); dos conjuntos Dom Pedro e Orlando Dantas (quarta-feira); dos bairros Santos Dumont e Jabotiana (quinta-feira); do Castelo Branco, Suíssa, Agamenon e Aruana (sexta-feira); do Grageru, Santo Antônio e 18 do Forte (sábado); e dos bairros América, Bugio, Coqueiral e Santa Maria (domingo).

De cordo com o presidente Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, as estruturas serão montadas no padrão semelhante à feira dos pescados, com o uso de equipamentos que favoreçam o cumprimento das orientações dos órgãos da saúde, no que se diz respeito às normas de higienização e distanciamento social por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus.

“Cada feirante irá ocupar apenas uma banca ou balcão frigorífico e devem ficar atentos ao manejo de suas mercadorias, que não devem ter contato com o chão. O corte e a exposição de produtos como frutas, verduras e demais alimentos prontos para o consumo estão proibidos, bem como a comercialização por feirantes acima dos 60 anos ou que se enquadrem no que chamamos de grupos de risco. Os corredores também serão ampliados, com espaçamento entre as bancas, de forma que seja mantida a distância com relação aos consumidores”, explicou Luiz Roberto.

Aliado a isso, equipes da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa) irão fixar material informativo alertando acerca de ações preventivas ao novo coronavírus. Para garantir a organização dos ambientes e evitar aglomerações, cercas disciplinadoras serão posicionadas nas áreas externas ou internas das feiras, quando necessário. Os fiscais ficarão responsáveis, ainda, pelo controle de fluxo de pessoas, tanto na entrada, quanto na saída, além de verificar o cumprimento das recomendações de readequação e a presença de idosos ou de pessoas de outros grupos de riscos nestes locais.

“Iremos orientar os feirantes para que utilizem máscaras e também os consumidores para que façam uso do álcool em gel, disponibilizado pela Emsurb no acesso à feira, para que façam a higienização das mãos”, enfatizou o presidente.

Para a limpeza destes locais, a empresa municipal contará com agentes da Diretoria de Operações que irão atuar com o auxílio de equipamentos para o descarte de resíduos sólidos, como contentores e caixas estacionárias.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso