Saúde


Em decreto prefeitura de Aracaju recomenda não acender fogueiras no período junino


Publicado 19 de junho de 2020 às 11:26     Por Roberta Cesar     Foto Felipe Goettenauer / Prefeitura de Aracaju

A Prefeitura de Aracaju recomendou no novo decreto publicado, nesta quarta-feira (17), que a população não acenda fogueiras e nem solte fogos de artifício durante o período junino. A medida é por causa de um possível agravamento do quadro de pacientes com doenças respiratórias (principalmente com a covid-19), causado pela da fumaça, o que pode ocasionar a superlotação das unidades de saúde.

“Estamos passando por um período de inverno, de sazonalidade de outras doenças respiratórias e por uma pandemia em que o órgão mais acometido das pessoas é o pulmão. Então, é preciso minimizar as possibilidades de afecções e comprometimentos pulmonares, que possam confundir com covid-19 e as demais doenças respiratórias infecciosas”, ressaltou a infectologista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Fabrízia Tavares.

De acordo com a infectologista, as fogueiras fragilizam o sistema respiratório de pessoas não só dos grupos de risco, mas também saudáveis. E com isso, mais pessoas podem procurar as unidades que recebem os casos suspeitos e confirmados de covid-19, o que aumenta a chance de contaminação.

“No serviço de emergência, a pessoa pode entrar como um caso suspeito de covid-19 e vai se expor a outros pacientes, aumentando a chance de contaminação. São diversas variáveis que a gente tem que pensar no não acendimento das fogueiras neste momento”, enfatizou a infectologista da SMS.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso