Cidades


Feriado de 8 de julho pode ser antecipado para esta sexta (22)


Publicado 19 de maio de 2020 às 16:02     Por Dhenef Andrade     Foto Divulgação / Governo de Sergipe

O governo de Sergipe quer antecipar o feriado da Emancipação Política do estado, comemorado no dia 8 de julho, para a próxima sexta-feira (22). A intenção é que o ponto facultativo desta semana, na sexta, conforme decreto estadual, seja transferido para a terça-feira (26), o que cria um período de cinco dias sem funcionamento do comércio sergipano. O projeto de lei foi encaminhado para aprovação da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta terça-feira (19).

Assim como em outros estados, a medida tem por objetivo aumentar o período de isolamento social e com isso diminuir a curva de contágio do novo coronavírus (covid-19). Em Sergipe, das 75 cidades, mais da metade registram taxas de isolamento apontadas como baixas ou muito baixas. Os índices apontam crescimento do número de diagnosticados com a doença e, consequente, impacto na taxa de ocupação de leitos.

“A decisão neste momento é de ampliar os índices de isolamento social, existem dias que registramos uma média de 49 % de isolamento social no estado como todo, onde o ideal é acima de 70%. A evidencia nos mostra que isolamento consegue reduzir essa transmissão e consequentemente essa taxa de crescimento diário e semanal de contágio”, disse o governador Belivaldo Chagas (PSD).

O projeto deve ser analisado pelos deputados estaduais em regime de urgência, nesta quarta-feira (20). Nesta sexta, nenhuma atividade ou estabelecimento poderá funcionar à exceção dos serviços para atendimentos emergenciais nas áreas de saúde, segurança e assistência social.

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso